Você na Tribuna

Platinense é premiado no 33° Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho

27 JUL 2017 Por Da Redação 17h:47

O artista plástico de Santo Antônio da Platina Marcos Antônio de Almeida foi um dos premiados no 33° Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho com as obras “Chuva de Melancolia I”, “Chuva de Melancolia II” e “Chuva de Melancolia III”. O evento que é promovido pela prefeitura – Departamento de Cultura em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), e, Serviço Social do Comércio (Sesc), ofereceu três prêmioS no valor de R$ 2,5 mil para cada ganhador. Além de Almeida, outro premiado da região foi o jacarezinhense Jucelino Biagini com as obras “As Três Graças” e “Narciso”. E a terceira ganhadora foi a artista Monique Rodrigues Brandão, de Assis (SP) com as obras “Sem Título I” e “Sem Título II”.

As obras que deram o título para o artista platinense foram produzidas pela técnica mista, que envolve piche e tintas na produção das telas. O artista plástico autodidata começou a pintar em 2002 tendo como suas referências artísticas os pintores Paul Klee, Joan Miró, Jackson Pollock , Iberê Camargo, Jean-Michel Basquiat e Ricardo Laranjo Quadros. Assiduamente ele participa de eventos culturais e exposições de artes.

Artista plástico Marcos Almeida comemora o reconhecimento de suas obras (Antônio de Picolli / Tribuna do Vale)

Almeida esteve pela quarta vez no Salão de Jacarezinho e pelo primeiro ano conseguiu ficar entre os premiados. Seu objetivo é investir o dinheiro arrecadado parte em telas e parte para viajar em uma exposição para outro município. Ele compartilha sua alegria com os parceiros e quem tem dado apoio ao seu trabalho, principalmente ao artista Jucelino Biagini que apoiou e ajudou muito na participação do artista nos salões de artes. “Ano passado eu não consegui ganhar porque faltou apenas meio ponto. O valor do prêmio pra mim é o de menos, porque o mais importante é o reconhecimento por ter obras premiadas por críticos da arte, curadores de salões e pessoas renomadas. Se escolheram o meu trabalho é sinal de que estou fazendo o correto”, comemorou o artista.

Marcos Almeida é natural de Santo Antônio da Platina, onde vive e trabalha como pintor imobiliário e restaurações. Já participou do 30º, 31º e 32º Salão de Artes Plásticas do Paraná, do projeto cultural InterVenha – iniciativa que ganhou o Prêmio Gestor Público Paraná 2014, realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná) em Curitiba. Além disso, o artista recebeu uma menção honrosa em 2014 de Santo Antônio da Platina pela restauração voluntária da escultura dos quatro Elementos da Natureza – obra do escultor americano Jon Barlow Hudson feita em 1992 no calçadão. E no ano passado ele restaurou voluntariamente a escultura do Cristo Redentor – localizada no alto do Morro do Bim.

Neste ano, Almeida já participou do 1° CultArt do Norte Pioneiro em Joaquim Távora e da 1ª Mostra de Artes Plásticas e Concurso Fotográfico de Ibaiti. Para ele, cada oportunidade que o artista tem para expor suas obras devem ser bem aproveitadas, principalmente em cidades pequenas. “Precisamos levar a cultura para a população, teremos uma reunião com a prefeitura de Santo Antônio da Platina na próxima semana para definir se conseguimos realizar o 1° salão de artes plásticas no município. ”

O Salão

Considerado um dos mais importantes salões de artes plásticas do interior do Paraná nas décadas de 1980 e 1990, o Salão de Artes de Jacarezinho busca retomar seu fôlego e importância por meio de uma organização criteriosa, salienta a comissão organizadora.

Nas últimas edições, o Salão trouxe para Jacarezinho obras de relevância que transitam pelas mais variadas tendências artísticas, abrindo uma nova perspectiva à Mostra ao incluir o espaço para instalações audiovisuais que promoveram a interatividade das obras com o público.

A Abertura do Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho acontece no dia 3 de agosto no prédio do PDE da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho e encerra no dia 29 de setembro. As obras em exposição são dos artistas selecionados:  Anderson da Encarnação, André Alisson de Souza Reis, Cibele Pugliesi, Daiza Oliveira Bruguinari, Diogo Luis Alves, José A. Monteiro Christiano, José G. da Silva, Jucelino Biagini, Lucas H. Constâncio Ribeiro, Marcos de Almeida, Matheus L. Lourenço de Souza, Monique R. Brandão, Rodrigo Savio Pacheco Costa, Willian Pereira Seco.

Leia Também

©2017 Tribuna do Vale. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma